FRASES DE FERNANDO PESSOA

As figuras imaginárias têm mais relevo e verdade que as reais.

As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.

Conhece alguém as fronteiras à sua alma, para que possa dizer - eu sou eu ?

Considerar a nossa maior angústia como um incidente sem importância, não só na vida do universo, mas da nossa mesma alma, é o princípio da sabedoria.

De sonhar ninguém se cansa, porque sonhar é esquecer, e esquecer não pesa e é um sono sem sonhos em que estamos despertos.

Despreza tudo, mas de modo que o desprezar te não incomode. Não te julgues superior ao desprezares. A arte do desprezo nobre está nisso.

Deus quer, o homem sonha e a obra nasce.

E que a força do medo que tenho, não me impeça de ver o que anseio.

E que a morte de tudo que acredito não me tape os ouvidos e a boca.

Eu não escrevo em português. Escrevo eu mesmo.

Eu sou aquilo que perdi.

Eu sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

Falar é ter demasiada consideração pelos outros. Pela boca morrem o peixe e Oscar Wilde.

Haja ou não deuses, deles somos servos.

Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.

Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.